Como Jennifer Lawrence se tornou a atriz mais querida do cinema hollywoodiano?

Por Gustavo Abreu , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Até 2012 ela era apenas uma atriz de filmes independentes. Mas agora tem um Oscar, um Globo de Ouro e um salário de R$ 20 milhões na saga “Jogos Vorazes”. Com um detalhe: sem abandonar o jeito desengonçado pelo qual o mundo todo caiu de amores

Getty Images
Jennifer Lawrence: de atriz de filmes independentes a ganhadora do Oscar e cachês milionários

“Minha vida não vai voltar a ser do jeito que era.” Com essas palavras Jennifer Lawrence resumiu a ansiedade, prestes a estrear o primeiro filme “Jogos Vorazes”, no início de 2012. À época, ela era conhecida por meia dúzia de papeis em filmes independentes, o maior deles “Inverno da Alma”, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Assim como a saga criada por Suzanne Collins, no entanto, Jennnifer era apenas uma aposta da Lionsgate, estúdio responsável pela história, para se fazer dinheiro e sucesso após o fim da franquia “Crepúsculo”. O que ninguém esperava é que um ano depois ela se tornaria a atriz mais querida de Hollywood -- e também uma das mais bem pagas.

LEIA MAIS -  Em Chamas” estreia maior e mais completo do que primeiro
"Em Chamas" chega aos cinemas para consolidar saga no mercado internacional

Getty Images
Apenas este ano, Jennifer ganhou o Oscar, o Globo de Ouro, o SAG, o Critics Choice e o People's Choice

Com a estreia de “Em Chamas” nos cinemas brasileiros, essa sexta-feira (15), a atriz norte-americana volta a ficar em evidência em um ano que poderia facilmente ser lembrado como “o ano de Jennifer Lawrence”.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

Na temporada de premiações só deu ela. Em menos de três meses Jennifer ganhou o People’s Choice, o Critics Choice, o Screen Actors Guild, o Globo de Ouro e o tão desejado Oscar de Melhor Atriz, antes de completar 23 anos, pelo filme “O Lado Bom da Vida”.

E nem um tombo a caminho do palco do Kodak Theatre prejudicou sua imagem, pelo contrário: apenas agregou à sua imagem de garota fofa, divertida e desengonçada pela qual o mundo todo se apaixonou.

Até chegar ao patamar de Audrey Hepburn e Gweneth Paltrow, outras duas atrizes que levaram a estatueta da Academia bem jovens, Jennifer fez o caminho pelo qual muitas passam em Hollywood diariamente. Começou com peças na igreja, chegou à TV em séries como “Cold Case” e “Medium”. Mas só ganhou a crítica quando decidiu investir em filmes independentes, onde ela se sente mais à vontade, como “Vidas Que Se Cruzam”, com Charlize Theron, e “Um Novo Despertar”, dirigido por Jodie Foster.

LEIA MAIS - Instigante, 'Em Chamas' transforma luta por sobrevivência em revolução

A consagração definitiva no cenário de Hollywood veio em 2010 com o filme “O Inverno da Alma”, pelo qual concorreu ao Oscar de Melhor Atriz, aos 20 anos, mas perdeu para Natalie Portman em “Cisne Negro”. Já nesta época, ela se mostrou inteligente em relação às escolhas de sua carreira, ganhando pontos tanto com os estúdios, como com a crítica.

Jennifer Lawrence no tapete vermelho do Oscar 2014. Foto: Getty ImagesJennifer Lawrence tropeçou no tapete vermelho da entrega do Oscar, neste domingo (2). Foto: ReproduçãoDurante o programa de entrevista, ela foi para baixo do edredom com David Letterman. Foto: DivulgaçãoA caminho do palco para aceitar o Oscar de Melhor Atriz, Jennifer caiu na escada em um Dior de alta costura. Foto: Getty ImagesKatniss Everdeen é a personagem principal de "Jogos Vorazes", saga criada por Suzanne Collins e levada para as telonas. Foto: DivulgaçãoJennifer durante a première de "Em Chamas", na última semana, em Madri. Foto: Getty ImagesAo lado de Bradley Cooper no filme "O Lado Bom da Vida", que lhe rendeu o prêmio da Academia de Cinema. Foto: DivulgaçãoEm 2013 Jennifer foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista "Time". Foto: Getty Images Ela também estampou as páginas da revista "Vogue" de setembro, edição considerada a Blíblia anual da moda. Foto: Reprodução/VogueUm vídeo bastante conhecido mostra Jennifer espantada ao conhecer Jack Nicholson nos bastidores do Oscar. Foto: ReproduçãoAo lado de Daniel Day-Lewis, Anne Hathaway e Christoph Waltz: os ganhadores do Oscar 2013. Foto: Getty ImagesJennifer Lawrence em foto tirada para a revista "Time". Foto: DivulgaçãoVestida de dourado na première de "Jogos Vorazes" em Los Angeles, no ano passado. Foto: Getty Images

Naquele ano, Jennifer foi de deconhecida à concorrida e abocanhou o papel de Mística em “X-Men: Primeira Classe”, o primeiro blockbuster de seu currículo. O filme conta a história que antecede os filmes “X-Men”, do diretor Bryan Singer, e também rendeu a ela um namoro, com o ator britânico Nicholas Hoult. Bem diferente do casal Robsten, porém, Jennifer e Nicholas sempre fizeram questão de manter distância das revistas de fofoca, outra atitude bastante admirada pelos fãs.

Reprodução
"Em Chamas" chegou aos cinemas brasileiros essa sexta-feira (15)

A garota em chamas

Exatamente por ser avessa à fama, Jennifer levou três dias para dizer sim a Katniss Everdeen, o papel na saga “Jogos Vorazes”, desejado por tantas outras. “Eu não sei se estava pronta para mudar, para receber tanta atenção”, explicou. Foi sua mãe quem a convenceu a aceitar a oportunidade e quem gosta da saga só tem a agradecer. É quase unânime entre os fãs do livro que Jennifer é a personificação completa da “garota em chamas”, a protagonista da série.

SIga o iGirl no Twitter

Com o sucesso de “Jogos Vorazes”, o público pode ver mais de Jennifer. Não apenas em seus papeis, mas também sendo ela mesma em entrevistas e tapetes vermelhos. Enquanto Kristen Stewart mantém a cara inexpressiva, apática, Jennifer parece sempre bem humorada e divertida, porém sem forçar a barra. Adora contar piadas e às vezes fala até mais do que deve.

Em entrevista à apresentadora Chelsea Handler, por exemplo, começou a falar sobre a vez em que fez xixi nas calças depois de levar um susto de Josh Hutcherson. “Você deveria começar a exercitar sua vagina”, brincou. O que para muitos agentes seria um desastre, para Jennifer pareceu apenas natural e engraçado, como uma conversa entre duas amigas deveria ser.

LEIA MAIS -  Elenco se reúne em Londres para a première de "Em Chamas"

Essa imagem de “garota comum”, aliás, é o que dá aos fãs a sensação de que Jennifer poderia ser sua melhor amiga do colégio. Ela gosta de assistir a reality shows, era apaixonada pelo tio Jesse de “Três é Demais”, e gosta de comer Big Mac e lasanha como qualquer uma.

Para coroar, Jennifer ainda defende com unhas e dentes a beleza natural da mulher, e é completamente contra a pressão que as atrizes sofrem em Hollywood para estarem sempre magras. Antes de começar a filmar “Jogos Vorazes”, por exemplo, disse ao estúdio que Katniss não deveria ser muito magra, apesar de ser retratada assim no livro, pois não queria passar essa imagem para as fãs adolescentes.

Getty Images
Jennifer Lawrence: a melhor amiga que todo mundo gostaria de ter

Esse fato não impediu, no entanto, que ela se tornasse ícone de beleza e estilo. Este ano, foi contratada pela Dior para suas campanhas, foi eleita uma das mais elegantes pela revista “Elle” e ainda estampou a capa da “Vogue” em setembro, edição considerada a “Bíblia” anual da moda.

Não à toa Jennifer entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da "Time", ao lado de nomes como Jay-Z, Justin Timberlake, Beyoncé, Steven Spielberg e Jimmy Fallon. Também para a lista de atrizes mais bem pagas de Hollywood, em segundo lugar, atrás apenas de Angelina Jolie -- seu cachê de “Em Chamas” foi estimado em R$ 20 milhões.

Enquanto Miley Cyrus continua querendo chamar atenção com o twerk e Taylor Swift vive chorando pelos cantos por causa de namoros mal sucedidos, é bom saber que existe lugar no show biz para uma garota real, talentosa e apaixonada pelo que faz.

Que venham logo “A Esperança” e muitos outros filmes de J-Law.

CONTINUE LENDO - Passo a passo: make futurista inspirada em "Em Chamas"
Jennifer Lawrence não quis que Katniss fosse muito magra em "Jogos Vorazes"

Leia tudo sobre: jennifer lawrencejogos vorazes

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas