Aprenda a montar um kit completo de maquiagem

Para que serve cada pincel? Qual é a textura ideal do lápis? Maquiadora explica a função dos produtos e quais são fundamentais para se maquiar para o dia e para a noite

Nathalia Ilovatte iG São Paulo |

Pincéis para aplicar base. A dica é aplicar o produto na palma da mão, passar o pincel sobre ele e depois encostá-lo na pele novamente para tirar o excesso. Foto: Fernando Genaro/ FotoarenaPincéis de pó: são maiores que os de blush. Para aplicar o produto uniformemente, não esqueça de tirar o excesso antes de passar o pincel no rosto. Foto: Fernando Genaro/ FotoarenaPincéis de blush: como podem ser usados para aplicar até três tons diferentes na mesma maquiagem, é bom lavá-los sempre com shampoo neutro. Foto: Fernando Genaro/ FotoarenaPincéis de sombra: da esquerda para a direita, o primeiro serve para limpar o excesso e aplicar iluminador. O segundo, para esfumar o lápis. O terceiro, para marcar o côncavo, e o primeiro para aplicar a sombra na pálpebra. Foto: Fernando Genaro/ FotoarenaPinchel chanfrado: para fazer olho gatinho, por exemplo, ele é um bom aliado. Serve para aplicar o delineador cremoso e em gel. Foto: Fernando Genaro/ FotoarenaUm bom demaquilante é fundamental para manter a pele saudável. Foto: DivulgaçãoTer um corretivo no exato tom da sua pele é importante. . Foto: DivulgaçãoA base uniformiza a pele em maquiagens mais elaboradas e dá luminosidade. Também deve ser no mesmo tom da sua pele. Foto: DivulgaçãoO pó compacto deixa a pele matizada, mais sequinha. Mas cuidado para a maquiagem não ficar artificial . Foto: DivulgaçãoO primer prepara a pele para a aplicação da base. Mas, quando usá-lo, aplique a base com muita moderação. Foto: DivulgaçãoO iluminador, como o nome diz, reflete a luz e destaca os locais em que foi aplicado. É o último ítem da maquiagem. Foto: DivulgaçãoBlush é fundamental. Um tom puxado para o pêssego nas laterais do rosto e um rosado mais ao centro das bochechas é o ideal. Foto: DivulgaçãoPara os lábios, vale a cor que você mais gostar, e na textura que preferir. Variar entre tons de verão e inverno, discretos e contrastantes, é o ideal. Foto: DivulgaçãoNa hora de comprar as sombras, dê preferência para os tons neutros, que iluminem e dêem certa cintilância. Depois, para aprofundar, marrom, roxo e cinza. As cores mais exóticas não são fundamentais. Foto: DivulgaçãoA máscara ideal depende do efeito que você deseja. Aplique-a em camadas e tire o excesso com os dedos. Foto: DivulgaçãoPara aplicar nas pálpebras e esfumar, o ideal é usar lápis cremoso. Para a linha d'água, use lápis normal. Foto: Fernando Genaro/ Fotoarena

Que menina nunca brincou com aquele paraíso colorido, cheio de sombras e batons, que as mães escondem? Mas foi-se o tempo em que toda a diversão do mundo morava na maleta de maquiagens delas. Um dia, bate aquela vontade de ter as próprias cores e escolher seu kit de maquiagem.

Thinkstock Photos
Banheiro não é lugar de maquiagem! Escolha um local sem umidade para guardá-la

Mas por onde começar, diante das centenas de opções de maquiagens em pó, cremosas e de alta definição que as lojas oferecem?

Siga o iGirl no Twitter

A maquiadora Suely Oliveira, do salão de beleza Studio W, pode ajudar. Segundo ela, antes de partir para as cores vibrantes, comece pelo mais básico. "Corretivo e blush são fundamentais", diz. 

LEIA MAIS: 25 makes das famosas para arrasar nas baladas

Mas não só. Para ter uma maleta de maquiagem completa e que permita a você se produzir para o dia e para a noite, é preciso escolher bem o corretivo, base, primer, pó compacto, lápis, sombras, batons, máscara e pincéis. Basta conservá-los bem.

De acordo com Suely, maquiagem não deve ser guardada em lugares abafados nem muito quentes. Banheiros estão fora de cogitação. E, se viajar, evite deixá-las no sol ou dentro da bolsa  por dias. 

VEJA TAMBÉM: Como montar sua própria necessaire

Os pincéis sempre soltam cerdas quando são lavados pela primeira vez. Mas os de boa qualidade param por aí. "Se o pincel for bom e você cuidar bem dele, dura a vida inteira e não arranha sua pele", diz a maquiadora. 

Leia tudo sobre: maquiagembeleza

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG