Raspar ou não raspar o cabelo? Veja como entrar na tendência do sidecut

Confira outras famosas que aderiram à moda e dicas de uma profissional

iG São Paulo , Natália Eiras

Gety Images
Três jeitos de usar o sidecut: A cantora Cassie usa uma versão mais radical, Miley Cyrus aposta nos dois lado e Rihanna com um raspado mais discreto

Nos últimos meses, várias famosas decidiram raspar a parte de baixo do cabelo e, muitas delas, viraram alvo de críticas por conta disso. Lady Gaga fez em homenagem a um amigo que perdeu a mãe. Miley Cyrus ousou ao aderir à moda quando passou a tesoura em seu cabelo dourado e o deixou bem curtinho e platinado. Alguns amaram, outros odiaram. Outra que radicalizou foi Avril Lavigne, que, desde que despontou no início dos anos 2000, vinha mantendo o mesmo cabelão loiro. Neste ano, no entanto, a moça mudou o visual raspando uma parte das madeixas.

Getty Images
A Alice Dellal mostra uma versão com cabelo cacheado do corte

Estas três adeptas do sidecut têm uma coisa em comum: a atitude. “O raspado cai bem para todo mundo, mas é preciso ter personalidade forte para usá-lo”, disse a hairstylist Tatiana Berke, do Studio W de Alphaville. “É para aquelas meninas que não têm medo de cair de cabeça na onda, porque é um corte muito chocante, radical”.

Siga o iGirl no Twitter

A própria Tatiana tem a parte de baixo do cabelo seguindo a tendência, então ela pode falar com conhecimento de causa que quem optar pelo sidecut vai ter que lidar com as pessoas dando opinião sobre o corte. “A menina tem que ter a consciência que vai tanto ouvir muitos elogios como críticas de pessoas mais velhas”, comenta. A profissional é, também, bastante incisiva quando diz que é preciso pensar bastante antes de passar a máquina: “Se a adolescente não curtir o cabelo, o momento que seria legal pode se tornar um dos mais traumatizantes.”

Curta a página do iGirl no Facebook

Mas Tatiana dá uma dica para a garota não se assustar com a mudança radical: “Primeiro corte um pedaço pequeno, depois um pouco maior e assim por diante. Você se acostuma com o novo cabelo e, caso não goste, é mais fácil de reverter”.

A cabeleireira seguiu o próprio conselho quando fez o seu primeiro sidecut. Ela conta que cortou, inicialmente, só a parte direita. E só depois de um tempo, quando viu que adorou e que queria mais, cortou a outra parte. “Lembro que, de um lado, a minha costeleta estava bem baixinha, enquanto do outro ela estava bastante enrolada e isso me irritava. Aí pedi para um amigo raspar toda a parte de baixo de uma vez”, narra Tatiana rindo.

A cantora virou assunto quando postou uma foto com a parte de baixo do cabelo raspado. Foto: Getty ImagesRihanna já foi adepta de uma versão mais discreta do penteado. Foto: Getty ImagesMiley Cyrus radicalizou ao cortar os dois lados do cabelo e platiná-lo. Foto: Getty ImagesA cantora Cassie usa uma versão mais radical do corte, com uma das partes bem rapada. Foto: Getty ImagesKelly Osbourne também se rendeu à tendência. Foto: Getty ImagesA cantora Cher Lloyd usou o cabelão bem armado, com a parte raspada bem aparente. Foto: Getty ImagesAlém do sidecut, Avril Lavigne fez mechas coloridas no cabelo. Foto: Getty ImagesA modelo Alice Dellal mostra uma versão do sidecut para as meninas que têm cabelo cacheado. Foto: Getty Images


As garotas que tem cachinhos não precisam ficar tristes, porque elas também podem entrar na tendência. “Se a pessoa não quer que o corte fique muito assimétrico, pode usar efeitos diferentes”, diz a cabeleireira, que tem parte das madeixas rapada em degrade. “E mais: você não precisa mexer no comprimento do seu cabelo, então sempre pode jogar ele diferente e parece que está tudo normal”.

Você cortou o cabelo e curtiu por um tempo, mas quer deixá-lo crescer? Então se prepare para um momento capilar estranho. Isto porque a transição costuma ser meio desconfortável. “Demora quase um ano para o cabelo crescer. Até lá, você tem que apelar para grampo, fivela para segurar a mecha que está em transição”, diz a profissional.

Para aquelas que gostam do visual, mas não quer passar a tesoura, penteados ajudam a criar o mesmo efeito. “Uma trança embutida na lateral dá conta de segurar o cabelo em um lado”, fala Tatiana. Se não tem habilidade para trançar o cabelo, a profissional dá mais uma dica: “A garota também pode passar bastante gel em um dos lados”.

CONTINUE LENDO: Cantora sertaneja Thaeme abre seu guarda-roupa para o iG
Como montar um look sertanejo 

Leia tudo sobre: sidecutcabeloestiloraspadocorte

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG