Cabelos platinados: um longo e desconfortável caminho para chegar lá

Demi Lovato está platinada, Miley Cyrus também. Acompanhamos o processo passo a passo para ver o que elas sofreram para chegar ao look descolorido

iG São Paulo (Natália Eiras)

Se é verdade que as loiras se divertem mais nós não podemos garantir. Mas o caminho para atingir o tom loiríssimo é longo e tortuoso, disso temos certeza. Vimos tudo de perto, com a especial colaboração voluntária de Mariana Giorgi , 14 anos. (Obrigada, Mariana, você foi uma heroína!) Longe dos olhos do público, quem passou pelo mesmo calvário foram  Demi Lovato e Miley Cyrus , que aderiram aos cabelos platinados. Se você acha o resultado lindo e moderno, saiba que o processo para chegar ao tom claríssimo é complicado.

Com a devida autorização de sua mãe, Graziella , Mariana faltou na escola para passar o dia inteiro na Casa Mauro Freire, em São Paulo, à disposição do cabeleireiro Ricardo Crepaldi . A primeira coisa que Ricardo fez foi olhar o estado de saúde dos cabelos de Mariana - cabelos danificados não aguentam o tranco de ser descoloridos, já que é necessário tirar toda a pigmentação dos fios. Os cabelos de Mariana foram aprovados com louvor - de coloração natural castanho claro, eles nunca tinham passado por nenhuma química. “O cabelo virgem ou com um fundo claro 'abre' muito mais fácil”, explicou Ricardo, se referindo ao termo técnico usado para definir como os fios respondem à descoloração - ou outra intervenção tonalizante.

Curta a página do iGirl no Facebook

Em princípio, o tom claríssimo é mais aconselhado para meninas de pele mais branquinha, como a de Mariana. Mas isso não impede que pessoas com outros tons de pele apostem na descoloração. “Depois de Rihanna e Beyoncé , tudo pode”, brinca Ricardo. Mesmo sendo uma tendência entre as famosas teen, na vida real o time das corajosas não tem muitas adeptas. “O pessoal prefere fazer luzes (mechas loiras) do que clarear o cabelo todo”, explica o hair stylist. “Porque fica mais natural”.

LEIA MAIS:  MariMoon: “Eu não usava muita maquiagem até entrar na televisão”
Confira a evolução dos cortes de cabelo de Demi Lovato

A sugestão de platinar os fios nunca parte de Ricardo - ele só descolore o cabelo de quem já chega com a cabeça feita para passar pelo processo. "É uma mudança muito radical para você sugerir que outra pessoa faça. Além disso, quando você descolore os fios, eles se modificam, se tornam totalmente diferentes. É arriscado que fiquem quebradiços e maltratados. A pessoa tem que estar disposta a enfrentar as consequências.”

A maneira como o cabelo responde ao descolorante também muda de pessoa para pessoa. “Uma cliente teve que vir ao salão três dias seguidos”, conta Ricardo. “Ela já tinha o cabelo pintado de preto, e fios tingidos demoram mais para aceitar a descoloração”. No caso de Mari e seus cabelos intocados, o processo demorou no total sete horas.

Getty Images
Demi Lovato e Miley Cyrus estão lindas de cabelos platinados, tanto que nem parece que o caminho foi duro para chegar ao tom

A estrutura ideal do cabelo que vai passar por esse processo é de fios médios para grossos. “O cabelo muito fino resseca mais, fica mais fraco”, explica Ricardo.

E MAIS: Raspar ou não raspar o cabelo? Veja como entrar na tendência do sidecut
Que ruivo combina mais com você? 

NÃO TENTE FAZER EM CASA

Enquanto faz a descoloração, o cabeleireiro está sempre ligado para ver se os fios não estão ficando elásticos demais. E, prepare-se, o processo pode doer: o contato da água oxigenada com o couro cabeludo pode criar feridas ou bolhas. “Isso faz parte de ficar loira, por isso é preciso tomar cuidado para escolher um profissional adequado e experiente. Não se aventure a ir a qualquer salão para descolorir o cabelo”, comentou Ricardo, que faz um alerta: “Nunca faça isso em sua casa!”. As feridas são superficiais e cicatrizam em dois dias (com a ajuda de uma pomada cicatrizante). 

Siga o iGirl no Twitter

Depois de tirar todo o pigmento do cabelo com água oxigenada, há dois métodos para uniformizar o tom dos cabelos claríssimos: passar um tonalizante violeta, que neutraliza o amarelado dos fios e dá um aspecto prateado; ou usar o tom mais claro possível de tinta loira. O tonalizante dura menos tempo no cabelo, mas não agride tanto os fios que já passaram por um processo mais complicado. Esse tipo de efeito é legal para as meninas com um visual mais moderno. A segunda opção é mais duradoura, já que a tintura demora muito mais tempo para sair dos fios, mas, como qualquer outra tinta de cabelo, tem amônia, o que pode agredir ainda mais as madeixas.

GettyImages
O cabelo platinado sempre foi a marca registrada de Gwen Stefani

CUIDADOS

Quando o seu cabelo estiver do jeito que você queria com relação à coloração, é hora de tratá-los. “É preciso hidratar, hidratar e hidratar. Fazer uma hidratação em casa pelo menos uma vez por semana e, se for possível, a cada 15 dias no salão”, explica Ricardo.

E MAIS: Antes e depois: veja como eles cresceram
Ascensão e queda do sneaker com salto

A visita quinzenal ao cabeleireiro é importante porque profissionais têm acesso a produtos mais eficazes do que os vendidos na farmácia. O ideal é que, logo após a descoloração, o profissional já faça um banho de creme. Em casa, é importante sempre ter um shampoo hidratante, além de um silver, produto que combate o amarelado do cabelo claríssimo. Na hora de cair na piscina, tome o cuidado de passar um protetor solar capilar e não deixar o cloro entrar em contato com as suas madeixas, porque a química pode esverdear os fios. 

“O BLUSH É O SEU MELHOR AMIGO”

Após adotar o cabelo platinado, é preciso ter cuidado especial com a maquiagem. Isso porque os fios bem claros deixam a garota com aparência abatida - é preciso colocar cor.

“Aposte bastante no blush. Ele é o melhor amigo da platinada”, disse Ricardo Crepaldi. A cor pêssego é a ideal para dar uma aparência saudável para a garota adepta dos cabelos brancos.

O contraste da sobrancelha escura com o cabelo claro pode ser bastante legal, mas, dependendo do tom do fio natural, é preciso dar uma descolorida nos pelos do supercílios. Muito escuros, eles deixam o rosto da menina pesado, então é preciso suavizar. “Com a sobrancelha um tom mais claro, a expressão fica mais leve”, explica Ricardo Crepaldi.

Agradecimentos:

Ricardo Crepaldi e Casa Mauro Freire (Al. Jaú, 1580. São Paulo. Tel. 11 3061-5274) 

Leia tudo sobre: cabeloestiloplatinar

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG