Longo ou curto? Inspire-se nas famosas para escolher seu vestido de formatura

Chega o fim do ano e, para algumas garotas, um momento importante: a formatura. Descubra as melhores opções de produção para o dia que vai marcar a sua vida

iG São Paulo , Natália Eiras |

Não sabe em que estilo de vestido apostar? Veja os looks de algumas famosas e se inspire. Foto: Getty ImagesVanessa Hudgens usa um vestido pink bem acenturado. O modelo e a cor valorizam o corpo da adolescente. Foto: Getty ImagesAqui, Vanessa Hudgens faz a diva de Hollywood usando um mid. O cabelo, em ondas, ajudou no ar retro da produção. Foto: Getty ImagesKristen Stewart abusa do glamour com este longo azul marinho, no modelo sereia. O modelo é um dos favoritos das adolescentes!. Foto: Getty ImagesUm curtinho também pode cair bem para a formatura. Aposte em modelos mais glamourosos, como este de Taylor Swift. Foto: Getty ImagesSe a sua turma é baladeira, não adianta todo mundo usar longo só na formatura. Aí vale ir com um curtinho bem à vontade, como este de Selena Gomez. Foto: Getty ImagesEmma Stone fez burburinho quando apareceu com este Givenchy no Globo de Ouro. A cor e o cinto são muito femininos. Foto: Getty ImagesMiley Cyrus usa um mid cheio de classe. O toque descontraído fica por conta do penteado, preso só de um lado. Foto: Getty ImagesUma festa mais formal não significa que você precisa usar um vestido tedioso. Este de Emma Roberts é moderno e classudo. Foto: Getty ImagesÀs vezes, o que deixa um vestido mais descontraído é a cor. Este verde bem chamativo de Diana Agron não deixa espaço para o tédio. Foto: Getty ImagesAqui, Diana Agron uniu uma cor super jovial com um modelo que deixa qualquer corpo bonito. Foto: Getty ImagesAs mais romântica e discretas podem apostar em um vestido em tom nude. Demi Lovato ficou uma princesa neste. Foto: Getty ImagesAgora, se você não tem medo de chamar  a atenção, faça a Blake Lively e brilhe em um longo amarelinho. Foto: Getty ImagesAshley Tisdale mostra o seu lado mais sério em um curtinho cheio de recortes. Fino, mas modernoso. Foto: Getty ImagesA fofa da Ariel Winter, de "Modern Family", ficou uma graça com este modelo nude rendado. Foto: Getty ImagesA atriz de 14 anos não tem, no entanto, medo de mostrar as pernas em vestidos que, mesmo curtinhos, são cheios de classe. Foto: Getty ImagesAmanda Seyfried ficou ainda mais linda em um vestido clarinho que é o sonho de muitas garotas. Foto: Getty Images

A formatura é um momento muito importante, que vai ficar para sempre na sua e na memória de seus pais (além de ficar registrado em lindas fotos de seu álbum). Assim, o cuidado para escolher o seu vestido para festejar o fim desta etapa da vida tem que ser redobrado. Afinal, ninguém quer ser lembrada como a garota que errou feio no look, certo? A escolha de seu traje de festa pode ser, no entanto, mais fácil do que parece.

LEIA MAIS: Os 7 itens básicos que toda garota deve ter no guarda-roupa
Biquíni “da vovó” e calcinha estilo shortinho são as apostas do verão 2013

Segundo Samuel Cirnansck, um dos principais estilistas de vestido de festa do país, não é necessário que a formanda vá à festa de longo, mesmo que vá dançar a valsa. "Como o Brasil é um país tropical e mais frouxo com essas tradições, as adolescentes podem apostar em um curto", disse.

Getty Images
Vestido longo não é mais regra para a festa de formatura. Pode apostar em um curto como o de Miley Cyrus

O uso do vestido mais formal é mais aconselhado se a festa tiver toda a pompa de uma celebração real. "Se o evento acontecer em um espaço mais luxuoso, com uma valsa pomposa, é preciso um traje black-tie. O importante é que a sua roupa combine com o local”.

Siga o iGirl no Twitter

De acordo com a consultora de moda Marcele Goes é preciso, também, checar quais são as especificações e tradições do colégio em que você vai se formar. “Se for uma escola mais tradicional, às vezes eles pedem um traje também mais tradicional”, disse a profissional. “Mas, levando em conta a ocasião e a idade das formandas, o curto é bastante apropriado”.

Preste atenção ao comprimento de sua saia, no entanto. O curto que estamos falando é o que vai do logo acima do joelho até o comprimento midi. Saia na altura da coxa só se for um caso bastante específico.

“Se for uma turma toda composta por baladeiros, por exemplo, vale combinar um dress code em que todo mundo vai com uma roupa mais descontraída. Se não for uma turma muito homogênea, o comprimento perto do joelho é o mais adequado”, comenta Samuel.

O estilista frisa que essa negociação prévia com a sua turma de amigos é bastante importante. “É muito legal se reunir com as colegas e combinar uma cor específica ou um comprimento. Se não a festa fica parecendo um varal de roupas, com gente usando cores e estilos completamente diferentes”.

MAIS: Leighton Meester muda o visual e aparece de cabelos curtos

O principal código de vestimenta, no entanto, é respeitar o lugar em que você está. “É uma festa de formatura, mas ainda é um evento de sua escola. Então decotes muito profundos não caem bem para a ocasião”, alerta Marcele.

De acordo com Samuel é preciso observar o público que vai à festa. “Não vale a pena investir um vestido digno de cerimônia do Oscar se, entre os convidados, tiver gente usando um longo mais simples. É preciso encontrar um equilíbrio”. Por isso, segure a mão na hora de querer usar algo mais glamoroso.

Getty Images
Um vestido que marque bem a cintura, como o de Vanessa Hudgens, valoriza o corpo da adolescente

Modelo do vestido e o seu corpo

Você adora aqueles vestidos de contos de fadas e sempre quis usar um? Bom, a sua formatura não é a ocasião para isto. “Um traje muito grande, muito volumoso, não combina com este tipo de festa”, diz Samuel. “A garota vai passar calor e ficar desconfortável”.

Os vestidos com tecidos leves e acinturados são os mais legais. “Como uma adolescente ainda não tem o corpo formado, ainda não tem todas as curvas de uma mulher, a cintura marcada deixa a silhueta bonita”, diz Marcele.

Curta a página do iGirl no Facebook

Festas mais formais são um convite para a convidada de 18 anos errar a mão e ficar com cara de 30 anos. Assim, preste bastante atenção a aspectos como o corte de seu traje. “Vestidos mais estruturados envelhecem”, comenta a consultora.

Outro ponto em que é preciso ter cuidado é o penteado. “As jovens devem ir à festa de cabelo solto ou semi-solto. No máximo um rabo de cavalo. Coque deixa qualquer um mais velho”, diz Cirnansck.

A cor de seu longo também influi ao fato de te envelhecer ou não. Marcele Goes diz que, para meninas de 15 a 18 anos, o ideal é vestir cores como o azul e o rosa claro ou o nude, que dão mais leveza. “Tons mais suaves vão bem com esta idade”, diz.

A textura do tecido também é um fator importante. “Tome muito cuidado com os poliésteres”, alerta Cirnansck. “Se não for um bonito, pode ficar com cara de vestido de aluguel. Meio cafona”. De acordo com o estilista, assim como no dia-a-dia, o excesso de informações é um dos principais inimigos de uma boa produção. “Misturar cetim e paetês, que são dois elementos que brilham bastante, é arriscado. Um modelo simples de vestido pode ser o bastante, se tiver uma textura bonita”.

CONTINUE LENDO: Como a usar a gola Peter Pan, queridinha das celebs teen
Cabelos platinados: um longo e desconfortável caminho para chegar lá

Leia tudo sobre: vestidosformaturaestilobeleza

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG