Como escolher o primeiro salto alto

O conforto deve estar em primeiro lugar quando o assunto é comprar o seu primeiro salto alto. Mas nem por isso ele tem que deixar de ser estiloso. Veja as dicas dos especialistas!

iG São Paulo , Natália Eiras |

Thinkstock
Em seu primeiro salto, é importante apostar em um não tão alto e que te deixe bastante confortável!

Hoje em dia, as garotas estão subindo no salto cada vez mais cedo, para o desespero dos pais, que estão sempre preocupados com os malefícios que o uso precoce podem, teoricamente, causar. O fato também começou a ser mais discutido quando Suri Cruise, filha dos atores Tom Cruise e Kate Holmes, apareceu usando salto (um bem pequeno, mas ainda assim um salto) quando tinha apenas quatro anos de idade.

LEIA MAIS: Como aumentar a durabilidade dos itens de sua nécessaire
Dicas dos especialistas: a maneira ideal de realçar cada tipo de olho 

A partir daí, não houve mais limites para aquelas garotas que gostam mesmo é de arrasar em cima de um escarpin. Ainda há, no entanto, aquelas que não conseguiram desapegar do tênis e, apesar da vontade, estão cheias de dúvidas sobre qual é o melhor modelo para aprender a andar com um sapato alto. O iGirl conversou com especialistas, que ensinam a dar os primeiros passos nas alturas com segurança e conforto.

Thinkstock
Segundo a consultora Manu Carvalho, o sapato tem que estar bem preso no pé!

Uma das principais perguntas que pontuam a cabeça destas adolescentes é: já tenho idade para usar um salto? Segundo o doutor ortopedista Luiz Angelo Vieira, professor da PUC de São Paulo, o uso está liberado depois da puberdade.

Siga o iGirl no Twitter

“O esqueleto ósseo passa por um processo biológico de amadurecimento, que termina quando a menina menstrua pela primeira vez”, explica o especialista. “Até este momento, o sapato alto poderia causar algum prejuízo na formação, depois disso não causa grandes complicações”.

Dr. Bruno Massa, especialista em pé e ortopedista infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo, completa: “O importante é que, antes de usar este tipo de calçado, a garota já tenha formado o seu centro de equilíbrio, para evitar um trauma”, diz.

De acordo com as orientações médicas, o seu primeiro sapato alto deve ter, no máximo, três ou cinco centímetros de altura.

O equilíbrio ideal entre conforto e estilo

Antes de achar que os especialistas só estão querendo acabar com a sua graça, saiba que a consultora de moda Manu Carvalho concorda com o conselho. “O ideal é que uma adolescente trabalhe mais com um salto do tamanho médio”, explica a profissional.

E MAIS: Inspire-se nas famosas para escolher seu vestido de formatura

Isso, no entanto, não significa que você não pode andar estilosa por aí. “Os calçados anabela, que fazem referência aos anos 1970, e o meia-pata estão em alta e dão maior equilíbrio para a menina que ainda está aprendendo a andar.”

Os sapatos que têm dez ou treze centímetros devem ser evitados. “A mulher tem que evitar um salto muito alto em qualquer idade, não só na adolescência”, diz Massa. “Este calçado muda a forma que a pessoa anda. O peso, que ficaria no calcanhar ou na metade do pé, começa a ser jogado na ponta do membro, o que causa a sobrecarga da região”, explica o especialista.

Thinkstock
"A menina pode apostar em um modelo mais barato, já que não vai ficar com o sapato a vida toda", diz Manu

Outro ponto que é importante observar é o bico do sapato: “Um muito fino pode causar joanete na garota que já tem um histórico familiar do problema”, conta Massa. “O mais saudável são os sapatos com a frente retangular ou redondo”.

Segundo Vieira, os ossos do centro de seus pés também sofrem com o calçado: “O uso excessivo pode causar, também, metatarsalgia, que é inflamação destes órgãos”.

Curta a página do iGirl no Facebook

Por isso, até mesmo o mínimo desconforto é preciso ser observado. “Qualquer tipo de dor é preocupante”, diz Massa. “Cada um tem um formato de pé diferente, então ninguém fica dolorido no mesmo lugar”.

Os médicos não dizem, em nenhum momento, que uma adolescente não deve usar um salto, mas eles deixam claro que o uso tem que ser eventual. “O ideal é usar o sapato alto só quando a ocasião exige”, fiz o ortopedista do Hospital das Clínicas. “Claro que quem não sente nenhuma dor pode usar mais vezes, mas quanto menos, melhor.”

Aprendendo a andar de novo

Assim como os médicos, Manu Carvalho diz que o principal segredo para se dar bem com um salto alto é apostar em um modelo confortável. “Você tem que escolher o salto que ela pode andar”, diz a profissional. “Você tem que andar sem perceber que está de salto.”

E MAIS: Como a usar a gola Peter Pan, queridinha entre as celebs teen

Para conseguir o tão sonhado efeito de quem está andando nas nuvens, Manu ensina que é bom apostar em acessórios como as palmilhas. “O calçado tem que estar preso no pé, não pode ficar solto na frente, no meio ou no calcanhar”, explica. “Então usar uma palmilha pode ajudar a prender o sapato e deixá-lo mais confortável. Elas fazem o sapato calçar o pé”.

Dakota Fanning usa um salto anabela para ficar bonita e confortável, já que o modelo dá mais equilíbrio. Foto: Getty ImagesVeterana de tapetes vermelhos, Emma Stone deu descanso para os pés em outro salto anabela. Foto: Getty ImagesO sapato meia-pata é o grande aliado das celebs. Taylor Swift fica linda e equilibrada em cima do salto, já que o recurso dá equilíbrio. Foto: Getty ImagesMiley Cyrus usa uma versão mais casual do sapato meia-pata. A atriz também aposta em um salto retangular, que é o ideal para as iniciantes . Foto: Getty ImagesNina Dobrev usou um modelo de salto médio e que deixa o pé bem confortável, já que o sapato está bem preso e dá segurança. Foto: Getty ImagesDemi Lovato sempre está em cima do saltão. A cantora também aposta bastante na meia-pata, que ameniza a altura do sapato e a curvatura do pé. Foto: Getty ImagesO sapato de Selena Gomez já é um pouco mais alto, mas é uma boa opção para aquelas ocasiões mais especiais. Foto: Getty ImagesKristen Stewart, que quase nunca usava salto, apostou em um modelo de altura média. Cuidado com o bico fino, ele pode causar joanetes!. Foto: Getty Images

Na hora de ir ao shopping comprar o seu primeiro salto, é importante não se preocupar em fazer um grande investimento.

A consultora de moda conta que o melhor é apostar nos itens mais baratinhos: “A menina ainda não vai usar muito o salto e está experimentando, então não vai ser algo que ela vai guardar a vida toda”. E, já que está na loja, aproveite para testar o seu andar em todos os tipos de pisos possíveis! “Antes de comprá-lo, ande com o sapato no carpete, no piso liso, em todo lugar, para ter certeza que você consegue andar com ele.”

Ah, está esperando uma dica mágica para aprender a andar? Bom, não há segredo: treino. “Tem que ensaiar bastante em casa”. Ou seja, só andando mesmo para você dominar esta arte de caminhar nas alturas.

CONTINUE LENDO: Os 7 itens básicos de toda garota fashion
Biquíni “da vovó” e calcinha estilo shortinho são as apostas do verão 2013 

Leia tudo sobre: salto altoestilobeleza

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG