7 dicas para lidar com a pele oleosa no verão

Por Natália Eiras , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Lidar com a oleosidade da pele em outras épocas do ano já é difícil, imagina nos dias mais quentes. O iGirl falou com especialistas e te mostra a combater este brilho indesejado

Thinkstock
No calor, a pele tende a ficar oleosa no fim do dia. Saiba como driblar o brilho indesejado

Brilhar na pista ou na escola é sempre bom e isso não se discute. Mas NINGUÉM merece quando, no verão, um outro tipo de brilho chega para aterrorizar e vira inimigo número 1 de muitas. Você sai de casa linda e lisa pela manhã, mas no fim da tarde está toda oleosa, mais brilhante do que fantasia de passista de carnaval. Drama! Aproveitando os recordes de calor -- nessa segunda-feira (10) o Rio de Janeiro enfrentou 41,4 °C -- o iGirl ouviu especialistas e te dá sete dicas de como combater o brilho indesejado nos dias mais quentes do ano.

LEIA MAIS: Você sabe para que serve cada tipo de escova?
Grillz na adolescência: pode ou não pode?

Thinkstock
Fazer uma limpeza profunda no começo do dia é essencial

1 - Use apenas produtos oil-control
De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, o jeito de evitar este efeito começa na farmácia. “Todos os produtos devem ser oil-control”, fala a médica. “Eles vão controlar a produção da oleosidade da pele, que é maior no verão por causa do aumento da atividade das glândulas sebáceas”. E o cuidado deve abranger deste o sabonete facial até o filtro solar. “É muito importante o protetor ser adequado. Precisa ser de base gel-creme ou em gel, porque, se não for especial, ele tende a deixar a pele mais oleosa”, completa.

Siga o Twitter do iGirl

2 - Limpeza completa
A maquiadora Herta Marques, do salão Cat’s Cabeleireiros, explica que o melhor jeito de evitar a oleosidade é fazer uma limpeza completa. “Lave o rosto com um sabonete especial para o seu tipo de pele e depois passe um tônico adstringente”, diz a make stylist. “O produto vai dar uma acalmada na pele. Ele faz uma limpeza profunda e limpa os resíduos”. É importante que estas sujeirinhas sejam tiradas porque elas também ajudam na produção de óleo e de espinhas. “O acúmulo de sebo e resíduos nas glândulas causa um aumento de acne”, explica dra. Carolina.

E MAIS: Orquídea: inspire-se em famosas teen para vestir a cor favorita de 2014

3 - Esfoliação
Por deixar a pele mais fina, retirar células mortas do rosto evita o aparecimento do brilho indesejado. “A queratina que fica na camada mais superficial da pele a deixa mais grossa por causa da quantidade de oleosidade, e pode obstruir os póros e formar cravos”, fala a dermatologista Carolina. No entanto, o recomendado é não exagerar no procedimento. “Usar duas, três vezes por semana”, afirma.

Thinkstock
O uso do primer e de um BB cream ajudam a segurar a oleosidade e tira a necessidade de muitos produtos

4 - Maquiagem matificante
Segundo a maquiadora Caroline Couto, do Studio W do shopping JK Iguatemi, em São Paulo, uma garota que sofre com a oleosidade deve investir em um bom primer. “Ele preenche os póros, segura a produção de óleo e ajuda a maquiagem a durar mais”, conta a especialista. O produto é recomendado para quem não gosta de usar muita make. “É bom para quem quer só dar um up na pele”. Além de dar uma aparência melhor ao rosto, o cosmético ajuda a resolver o problema. “Ele tem particular que absorvem a oleosidade”, diz Carolina Marçon.

E MAIS: Como ter um bronzeado saudável no verão

Thinkstock
É bastante importante sempre usar produtos adequados para a pele oleosa

5 - Pó translúcido
Herta Marques elege o pó o acessório essencial para combater o brilho: “é sempre bom ter consigo para dar uma retocadinha ao longo do dia”. Para os dias mais quentes, o ideal é a versão translúcida do produto. “Ele tira a oleosidade e não deixa a pele carregada”, aponta Caroline Couto. Algumas usam talco no lugar do pó, o que a maquiadora do Studio W condena. “Ele não é recomendado para o uso facial. Pode ressecar demais a pele, o que causa uma produção maior de óleo”, observa a especialista.

6 - Menos é mais: BB cream
Neste calor, a última coisa que a gente quer fazer é uma make completa. De acordo com a maquiadora do Cat’s Cabeleireiros, é melhor evitar “empilhar” produtos quando se tem pele oleosa. “Em vez de passar muito coisa, a menina pode usar uma maquiagem com fator de proteção”, fala. Herta recomenda o uso de BB cream, cosméticos que reúnem utilidades como protetor de solar, hidratante e base. “Ele tem um pouco de cor, o que uniformiza a pele, e já a hidrata e protege”, afirma.

7 - Hidratação
“Não é porque a sua pele está oleosa que está hidratada”, observa Dra. Carolina. Por isso, a chave de uma cútis saudável e bonita é caprichar na hidratação. “A maquiagem tira um pouco da água da pele. Por isso, no fim do dia a cútis parece estar cansada e você sente a necessidade de lavar o rosto”, explica Caroline Couto. O jeito é recorrer a produtos específicos ou à água termal. “Mas ela pode derreter a make e demora para ser absorvida pela pele”, diz a maquiadora do Studio W. Para evitar medidas drásticas, o ideal é, segundo Marçon, hidratar o rosto duas vezes ao dia. “Mas não pode ser demais, se não você tira a camada mais superficial da pele, o que também pode aumentar a oleosidade”, fala.

CONTINUE LENDO: 5 dicas para pernas mais bonitas no verão
5 receitas caseiras para cuidar dos cabelos sem gastar (muito) dinheiro

Leia tudo sobre: pele oleosacuidado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas