Preto, cristais e veludo: o estilo bruxa conquista a moda e celebs como Lorde

Por Natália Eiras |

compartilhe

Tamanho do texto

Responsável pela nova linha da MAC, a neozelandesa, junto com a terceira temporada de “American Horror Story”, ajudou a popularizar o estilo, que foi bastante forte nos anos 1990

Getty Images/Reprodução
Emma Stone, Lorde, Katy Perry e Charli XCX já apostaram na tendência

Nos anos 1990, toda garota queria usar os batons escuros, os crucifixos e saias rodadas do filme “Jovens Bruxas”, sucesso do cinema e, depois, da Sessão da Tarde. Quase 20 anos depois, o estilo “bruxinha”, cheio de vestidos pretos, veludo e amuletos, volta a ser tendência por causa da cantora Lorde, adepta convicta do visual e que assina uma linha de maquiagem da marca MAC, composta por sombras escuras e o batom bafo Pure Heroine.

LEIA MAIS: Jennifer Lawrence é eleita a mulher mais sexy do mundo
Justin Bieber está sob investigação por suposta tentativa de roubo e intimidação

Getty Images/Reprodução
O estilo ganhou força com a terceira temporada de "American Horror Story", sobre bruxas

Junto com a neozelandesa, a terceira temporada de “American Horror Story”, estrelada por Taissa Farmiga e Emma Roberts, também endossou o retorno do look. “A moda sempre teve uma ligação muito forte com o simbolismo, misticismo e mitologia e o que parecia ser uma tendência passageira ganhou muito força”, diz a consultora de moda Vânia Benvenuto.

Siga o Twitter do iGirl

Além de Lorde, Katy Perry, Kylie Jenner e Demi Lovato também já apostaram em elementos do ocultismo. Porém, antes de se inspirar na sua celeb favorita, saiba que o visual todo escuro, com chapéus volumosos e acessórios chamativos, pode assustar os desavisados. “Pra segurar um look dark como esse, cheio de mistérios e simbolismos, tem que ter muito estilo”, avisa a especialista.

Ainda assim, sempre dá para entrar na onda sem sofrer um grande choque. “O jeito mais fácil é começar pelos acessórios. Colares, brincos e anéis com os símbolos característicos (crucifixo, corvo, cristais)”, explica. “Depois da pra inserir peças com cores mais escuras e com estampas do estilo”.

O look todo dark de Jennifer Lawrence também remete ao estilo. Foto: Getty ImagesNos anos 1990, o estilo foi popular por causa de filmes como "Jovens Bruxas". Foto: Getty Images/ReproduçãoA cantora Lorde adora o estilo e aposta em vestidos longos pretos e batom roxo. Foto: Getty Images/ReproduçãoJunto com o lançamento de "Prism", Katy Perry também adotou o estilo. Foto: Getty Images/ReproduçãoCom o revival da década, os vestidos longos e maquiagem escura também voltaram. Foto: DivulgaçãoDemi Lovato também se arriscou no estilo bruxinha, mas o look não caiu tão bem por causa das muitas camadas. Foto: Getty Images/ReproduçãoA terceira temporada de "American Horror Story" é centrada na história de um grupo de bruxas. Foto: Getty Images/ReproduçãoEmma Stone fez a bruxa elegante na estreia de "O Incrível Homem-Aranha". Foto: Getty Images/ReproduçãoTaissa Farmiga e Emma Roberts estrelaram a série. Foto: Getty Images/ReproduçãoEla combinou a versão mais curta do vestido com uma bota de cano curto. Foto: Getty Images/ReproduçãoShenae Grimes usou até uma capa na festa da revista "GQ". Foto: Getty Images/ReproduçãoNo Coachella deste ano, Kylie Jenner misturou elementos ciganos e wicca no visual. Foto: Getty Images/ReproduçãoJá Charli XCX saiu de casa com o look bruxinha completo: vestido longo, batom escuro, bota e jaqueta de couro. Foto: Getty Images/Reprodução

Mas, antes de sair por aí usando amuletos celtas ou wicca, é bom fazer a lição de casa sobre estes objetos. “Tem que conhecer bastante sobre tudo o que está usando. Até porque os significados desses símbolos são fortes, tem que rolar uma identificação”, avisa Vânia.

Para não sair de casa fantasiada, Vânia aconselha que é melhor não apostar no look completo “bruxinha”, mas misturar referências. E, claro, não se esquecer de seu próprio jeito de se vestir. “O legal dessa e outras tendências é usar uma coisa ou outra, se não acabamos virando vítimas da moda. É muito melhor mesclar a novidade com seu próprio estilo. Fica muito mais moderno, autoral e chama muito mais a atenção!”

CONTINUE LENDO: Quimonos: aprenda a usar a tendência
8 dicas de beleza da vovó que estão ultrapassadas

Leia tudo sobre: lordeestilomodabeleza

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas