Truques para disfarçar espinhas com maquiagem

Não deixe uma espinha inoportuna estragar o fim de semana. Aprenda truques para escondê-la com base, corretivo e outros produtos

Nathalia Ilovatte, iG São Paulo

É fato que as espinhas escolhem de propósito os dias mais inoportunos para pipocarem na pele do rosto. Em um domingo chuvoso e preguiçoso, perfeito para ficar em casa, não há sinal delas, mas em dias de festas e baladas imperdíveis ou, na manhã das fotos para o álbum de formatura, lá estão as benditas, povoando rostos preocupados.

A boa notícia é que esse problema tem solução. A espinha não vai sumir de uma hora para outra, mas é possível disfarçá-la com truques de maquiagem.

Getty Images
Para a maquiadora Camila Irala, encher o rosto de base e corretivo somente não adianta, é preciso hidratar a pele
A maquiadora e autora do blog DIY for Vixens Camila Irala ensina que o segredo está em, antes de besuntar o rosto todo com base ou corretivo, manter a pele hidratada. “A pele ressecada não pode ser escondida com maquiagem. Pelo contrário, o problema aparece mais”, ensina.

SIGA O IGIRL NO TWITTER!

Depois de cuidar da hidratação você pode aplicar base em todo o rosto e cobrir as espinhas com corretivo ou, se achar que a base pode ser dispensada, vale usar só o corretivo de maneira pontual. O maquiador Elton Thadeu, do Studio W, recomenda aplicar o produto usando um pincel fino. “Tem que ser muito detalhado, para não fazer a espinha aparecer mais em vez de escondê-la”, diz.

Se precisar aplicar o corretivo sobre a espinha mais uma vez, nada de deslizar o dedo ou o pincel, senão você tira o corretivo que já estava na pele e não termina a maquiagem nunca. “Tem que pressionar com o dedo, mas sem força”, ensina Elton, que avisa que quem não tiver pincel em casa pode usar um cotonete.

ACNE: O QUE CAUSA E COMO TRATAR?

O corretivo usado deve ser no mesmo tom da pele. Mas, se tiver um mais claro, tudo bem, desde que você passe pó no rosto todo depois. E na hora de escolher a textura do produto, dê preferência aos cremosos. “O corretivo líquido é melhor para quem tem mais de 40 anos, porque marca menos, mas também tem menos cobertura. E não gosto daqueles corretivos em formato de batom porque são muito secos. O corretivo cremoso da MAC é o melhor”, indica.

No entanto, é preciso cuidado. De acordo com a dermatologista Juliana Garavello, a maquiagem pode agravar a acne. “Se for oleosa, pode causar mais obstrução dos poros”, alerta. Por isso, o ideal é procurar produtos adequados à pele acneica. “Existem diversos corretivos secativos no mercado brasileiro, como o L’Oreal Pure Zone e o da Marcelo Beauty. E marcas internationais têm linhas inteiras especiais para esses casos. A Clinique é uma delas”, indica Camila Irala.

Caso a acne esteja em um grau mais avançado e em várias partes do rosto, só base e corretivo não ajudarão muito. Para esses casos, Elton indica o Camouflage Cream da Kryolan.

Mas, se o seu grau de acne for tão elevado, vale a pena dar uma olhada no vídeo da blogueira Cass, que depois de muitos tutoriais de maquiagem postou no YouTube um vídeo mostrando a própria pele sem nenhuma cobertura. Cass tem acne no rosto, pescoço e costas, mas em dez minutos e com alguns pós, primers e bases, fica com pele de porcelana:

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG